terça-feira, 8 de maio de 2007

Lendas Urbanas


Quem navega com habitualidade pela internet já recebeu algum "hoaxe", sinônimo para fatos folclóricos e lendas urbanas que correm pela rede e, por razões desconhecidas, mas aliada a um certo desconhecimento, ganham contornos verossímeis e ficam a entupir nossa caixa postal.

Uma dessas lendas, narrava que o pai de uma famosa modelo falecera vitimado pela leptospirose, doença transmitda pela urina do rato, após consumir uma cerveja, porque teria bebido o líquido diretamente da lata, sem lavá-la. O boato trazia nome, sobrenome e telefone de um profissional da área médica, o que lhe conferia maior credibilidade (quatrocantos.com)

Particularmente, nunca acreditei nessas pulhas virtuais e quando recebo algo do tipo "cuidado, a Microsoft adverte que foi descoberto um novo virus que destrói o setor zero do seu HD...", simplesmente encaminho para a lixeira.

Agora, navegando pelo portal da Globo, encontro material (Dr. Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria) que respalda minha posição quanto ao destino desses boatos. Transcrevo abaixo a pergunta e a resposta:

É verdade que há risco de contaminação ao beber alguma coisa direto de latinhas de refrigerante ou cerveja?
Acredito que o perigo a que se refere a questão está relacionado com a leptospirose, doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira interrogans, transmitida pela urina de ratos. A resposta é, então: não.
Embora teoricamente seja possível, o contágio é muito difícil porque a latinha teria que estar acima dos 22ºC e a urina do roedor teria que ser recente. Como bebidas em lata geralmente são servidas frias, e urina fresca é visível e cheira mal, dificilmente alguém consumiria uma lata nessas condições.
No entanto, por higiene, é indicada a passagem de água (corrente) na superfície da lata e de outros recipientes usados (plásticos, por exemplo).


Então, quando voce receber um e-mail advertindo para não clicar no ícone do ursinho, pois se trata de um maléfico vírus que irá afetar o funcionamento do lado esquerdo do seu cérebro, lixeira para para esse material.

Nenhum comentário: