sexta-feira, 20 de abril de 2007

STF Realizará Audiência Inédita

Hoje, dia 20 de abril, o Supremo Tribunal Federal realizará sua primeira audiência pública — pelo que diz a mídia — com o fim de se esclarecer melhor com relação ao problema da utilização de células troncos embrionárias em pesquisas e terapias.

A Lei de Biossegurança, n. 11.105/05, permite a utilização de tais células em pesquisas e terapias quando tais células são inviáveis ou com mais de três anos guardadas em baixíssima temperatura. Refere-se, a lei, às células troncos que não foram utilizadas nas fertilizações “in vitro”, isto é, no laboratório, nos casos em que o casal quer ter filho mas não consegue pelas vias normais.

É de ser aplaudida a iniciativa do Min. Carlos Ayres Britto, de inaugurar, no S.T.F., a prática de audiências públicas ouvindo especialistas da área de ciências. Ainda que o Tribunal possa solicitar pareceres escritos para explicar temas complexos que não são estritamente jurídicos, a apresentação de exposições orais, por peritos, representa um notável arejamento na tarefa de fazer justiça. Sintoniza o Poder Judiciário com a cultura do país, tanto leiga — mas curiosa — quanto especializada.

Nós, Juízes — ou não juízes — não podemos saber de tudo. Nem mesmo os próprios cientistas conhecem a totalidade de suas especialidades. Com exposições vivas, em que os Ministros poderão interromper o expositor a qualquer momento, pedindo que volte atrás ou explique melhor um ponto, haverá grande utilidade pública. Ouvintes, ou leitores, depois da exposição oral, poderão conferir melhor as razões que conduziram os Ministros a tal ou qual decisão.

Fonte: Site Migalhas

3 comentários:

Anônimo disse...

Leigo no assunto, no entanto, o pouco que ouvi dizer, me parece muito importante a pesquisa em celulas troncos na medida que este estudo pode salvar milhoes de pessoas na descoberta de curas de diversas doenças.
A respeito do comentario que nem todo Juiz sabe tudo,pura verdade, so que, infelizmente a grande maioria pensa que SABE TUDO, com isso.................!
Eguinaldo Moura

Carlos Zamith Junior disse...

Como diria o Sócrates, só sei que nada sei....
Abraços, Dr. Egnaldo

Anônimo disse...

Dr. Zamith meu nome se escreve EGUINALDO. Abraço!