segunda-feira, 23 de abril de 2007

O Trânsito em Manaus

É certo que comentando tema estranho à área jurídica, corro o risco de ser repreendido, como o sapateiro que, ao apreciar um quadro com a imagem de Jesus, do pintor Apeles, debruçou-se sobre o par de sandálias que o Mestre estava usando na pintura e começou a dizer que o sapato não se adaptava à figura; não satisfeito, o sapateiro continuou a questionar as outras linhas do quadro, até que Apeles pulou na frente dele e disse: "alto lá, sapateiro, não vá além das sandálias..."

Mas o objetivo do post não é criticar órgão ou pessoas pela situação catótica do trânsito em Manaus. É relatar uma constatação e ponderar se o fato relatado não contribui para esse caos, até porque é curial a constatação que a balbúrdia não provém de um só motivo. São vários.

Mas, aqui, no particular, refiro-me ao trânsito de veículos pesados, como carretas de-não-sei-quantas-rodas, caminhões-cegonhas,caminhões de entregas de bebidas, tratores e máquinas pesadas trafegando em vias importantes para o escoamento do tráfego de nossa cidade, em horários inadequados.

Hoje, segunda, quando retornava para casa após o expediente no Forum, por volta das 14:50 horas, na Djalma Batista, altura do Millenium, um pá-carragadeira trafegava tranquilamento nessa importante avenida, na direção centro-bairro.

Será que não se poderia disciplinar a circulação desses veículos pesados, para que num determinado perímetro urbano eles só pudessem trafegar antes das 07 e e após às 20:00 horas, por exemplo?

Óbvio que ocorrerão reclamações por parte dos proprietários dessas carretas, cegonhas e máquinas pesadas. Mas não esqueçamos que diante do interesse coletivo (milhares de motoristas), o interesse particular deve ceder.

5 comentários:

Anônimo disse...

Trabalhei muito tempo no Edificio Manaus Shopping Center - esquina da Eduardo Ribeiro com a Saldanha Marinho. Ali é um exemplo fiel do problema relatado. Lá, qualquer que seja a hora, sempre, sempre e sempre há um caminhao descarregando produtos para o que hoje é o Carrefour, antiga Lojas Americanas. Uma vez questionei um "azulzinho" com esse mesmo argumento, do coletivo prevalecer e etc. Recebi como resposta que eu deveria indagar o chefe dele pois era do chefe a orientacao para nao importunar os carros do mercado. O buraco é mais embaixo. Nao somos a prioridade.

Anônimo disse...

Realmente o trânsito de nossa cidade eh um caos, porem, bastava algum dos nossos "seletos" vereadores elaborarem um projeto de lei neste sentido - DISCIPLINAR esse absurdo que ocorre todo dia.
Eguinaldo.

Anônimo disse...

Vc se lembra dos três meses de transtornos na obra do viaduto da Recife. Isso foi por demais veiculado na TV. Já se passaram mt mais que isso e nada. Um dia desses recebi uma multa supostamente pq dirigia o carro com os faróis apagados no horário de 18h. 20 min., já sendo noite. Pois bem, que me recordo nunca dirigi qaundo çomeça anoitecer, mas infelizmente o "azulzinho" deu a canetada. Depois disso, passei a obervar quanto tem gente infringindo o trânsito, até mesmo em situações como o SR. anotou dos caminhões e carretas trafegando em horário inadequado em vias de grande circulação, e esses "azulzinhos" nada fazem. Isso é revoltante. Vejo carros caindo aos pedaços, se arrastando, motoristas sem cinto e por aí afora e nada acontece. Por outro lado, eu fui multado por aquilo, muito embora eu tenha plena certeza de que eu não estava dirigindo no escuro. A cidade parece um queijo suíço: só tem buraco. desafio qualquer um a dirigir na direita, pois vai se deparar com dava vala ou ondulação. É radical dirigir na mão direita. Que tal as ultrapassagens feitas pelos motoristas barés. Eles até hoje não encontraram utilidade para o pisca e sem contar que costumar seguir as linhas centrais da pista feito um carrinho de autorama. É Dr. Zamith o negócio tá feio e olha que vem mais dois viaduto, salvo engano. Aquele da bola do coro-coro vai ser cruel, mt cruel.

Anônimo disse...

Ei, vê se me dá desconto quanto aos "viaduto" (viadutos); "dava vala"(cada vala), e outros , pois digitei rapidão.

Carlos Zamith Junior disse...

Boa essa observação de que alguns motoristas seguem as faixas qu dividem as pistas, pensansdo tratar-se de um autorama. Eu diria que eles raciocinam ser uma "linha guia". Outro absurdo, é ver motorista acionando pisca alerta em dia de chuva forte. Acreditam que estão ajudando, chamando a atenção do seu veículo, mas na verdade estão a confundir, pois não se sabe se vão efetuar conversão á esquerda ou direita. Pior, ainda, é ter um motorista "tranca roda" utilizando a faixa da esquerda, destinada às ultrapassagens. Na rua Recife isso é comum.
Abraços.