terça-feira, 3 de julho de 2007

Quem é Divaldo Martins da Costa?

Quatro coisas caracterizam todo juiz digno deste nome: ouvir com cortesia, responder com sabedoria, ponderar com sobriedade e decidir com imparcialidade.

Essa definição do filósofo Socrátes aplica-se ao juiz de direito do Tribunal de Justiça do Amazonas, Divaldo Martins da Costa, cujo nome se encontra manchado por ilações precipitadas, retiradas de um relatório que apontou desvios na distribuição eletrônica de alguns feitos judiciais.

Divaldo é do mesmo concurso que eu (1992). Logrou aprovação entre os primeiros colocados e sempre foi referência para este que escreve, dado o vasto conhecimento jurídico que ostenta e a rica experiência humana que pontua sua vida. Não raro lhe telefonava altas horas da noite para debater alguma questão que me atormentava e ele, sempre solícito, emitia sua opinião que, via de regra, eu acabava adotando.

Há quem o antipatize, mas aí o motivo é estritamente pessoal e não há como se evitar as idiossincrasias do ser humano.

De minha parte, garanto que o juiz Divaldo Martins da Costa sempre se mostrou uma pessoa digna, um aplicador correto da lei, ainda que à custa de arrostar com a impopularidade de alguma decisão. É um magistrado consciente do seu papel político, integrante de Poder, observador que a lei é meio e o fim é o Direito, como ensina Carnelutti.

Enfim, um juiz de direito com maiúsculas.

20 comentários:

Anônimo disse...

Aqui também faço coro: Dr. Divaldo é digno e está sendo vítima da volúpia por holofote.

Anônimo disse...

Creio se houve alguma fraude no sistema de distribuição do Tribunal de Justiça, os Juízes e Desembargadores não tinham conhecimento.
Eguinaldo.

Anônimo disse...

As palavras do dr. Carlos Zamith faço as minhas, já o conhecia de nome, mais tive o prazer de fazer uma audiência de um cliente meu, ele foi de uma imparcialidade, primando sempre pelo direito.
Apesar de não ter muito contato com ele, como advogada, mais senti na audiência sua sapiência, muito simpático e acima de tudo primando sempre pela justiça.

Dra Ana Esmelinda.

Carlos Zamith Junior disse...

Pois é, Ana, eu também tive conhecimento de uma audiência em que ele presidiu e conciliou as partes, ambas saindo satisfeitas com o veredito, o que é difícil para um juiz, pois sempre se um perde o outro ganha.

Anônimo disse...

Faço minhas as suas palavras. Também tenho o mesmo sentimento em relaçao ao Dr. Divaldo.
Luís Márcio

Toinho disse...

Faço minhas as suas palavras. Também tenho o mesmo sentimento em relaçao ao Dr. Divaldo.
Luís Márcio II (A REVANCHE - A REVOLTA DA CARRAPETINHA)
TOINHO

Anônimo disse...

Toinho, o retromencionado (palavra linda né?) Luis Márcio é o grande excelencia outrora na 5a. Criminal?

Toinho disse...

O próprio.
Toinho

Anônimo disse...

Toinho, o que significa: Luís Márcio II (A REVANCHE - A REVOLTA DA CARRAPETINHA)?
EGUINALDO.

Anônimo disse...

Eu quis perguntar...mas sabia que alguem faria. Agoooooooooora sim...carrapetinha?

Anônimo disse...

Esse toinho é um sacana. Em outros tempos - em meados da década de 80 - quando fazíamos cursinho no Camões - eu pesava algo próximo de 60 kg. Daí o apelido. Hoje com quase 75, nao mais me considero uma carrapetinha: papagaio diminuto. Recordo que ele, a época, com, aproximadamente, 95 kg, já era um cangulão, hoje, então, nao haveria terminologia para definí-lo. Legal, já que definiçao - física - ele nunca teve mesmo.

Anônimo disse...

O que precisa ser investigado são os processos da 4 Vara Civel e não o Dr. Divaldo que é seu titular, que esta lá desde 2005, sendo que todas essas distribuições supostamente fraudulentas ocorreram antes do mesmo ser o Juiz Titular. Lamentável esta busca por holofotes de certas autoridades..Mas como o próprio diz, Dr.Divaldo sabe muito bem o caminho das pedras e há buscar seus direitos contitucionais.

Toinho disse...

Esse anônimo obviamente é o próprio Dr. Luís Márcio. Ele não pesava 60 kg, mais exatamente em 1985, ele devia pesar em torno de 45 kg, com um vento de praia e linha de nailon dava para empiná-lo sem problema; inclusive cheguei a fazer isso no Rio uma vez, mas percebi que o mesmo era penço então desisti. Mas não se esqueçam ele é MINHA carrapetinha (com todo carinho) um dos meus amigos de verdade. E outra coisa ele sabe que já fui sarado, malhava e ainda tomava bomba.
TOINHO

Toinho disse...

Correção: PENÇO = PENSO, é que Ç está perto S.
TOINHO

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Toinho disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carlos Zamith Junior disse...

Michael (se for esse realmente o seu verdadeiramente o seu nome), ilações geneéricas como a que vc fez não ajudam em nada. Fica bem esse tipo de comentário na beira do rio, quando se está lavando roupa.
Abraços.

Toinho disse...

Coisa de comadre que não tem o que falar, aí fica falando besteira.
Toinho

Anônimo disse...

Cangulão?!?!!? Hahuauahuahauhauhauauhau...Toinho, a réplica!!!! :D
Se bem que empinar com linha de nylon é sacanagem.

Toinho disse...

Christhian (chiquê), até o Cangulão foi eu mesmo que inventei, eu chamo o Márcio de "Minha Carrapetinha eu sou o teu Cangulão". E o naylon era um 0,50 quem pesca sabe que é linha fina e aguentava a Carrapetinha. Mas sério mesmo a Minha Carrapetinha é como um irmão pra mim. Me dou com a família dele toda, Dr. Luisinho,Dona Luzia, Dr. Beto, Dr. Luciano, Dra. Lêda, Dra. Lena, Senador João Pedro (marido da Lêda)
Abraços,
Toinho